sábado, 27 de julho de 2013

Construa sua "artemeira"


Construa sua "artemeira"

A "artemeira", dispositivo para eclosão de cistos de artemias franciscanas (salinas) é muito simples de ser feito e de construção barata.


Você vai precisar dos seguintes materiais:

1.     Cola tipo epóxi

2.     2 garrafas pets de refrigerantes vazios (de 2,0 ou 2,5 litros - os 2 devem ser iguais)

3.     1 tampa de pet (com vedante)

4.     2 metros de mangueira de silicone, para aquarismo (ø 4 mm).

5.     300 gramas de bolinhas de gude (materiais alternativos como pedras, conchas, podem ser usados).


E dos seguintes equipamentos:

1.     Tesoura

2.     Instrumento pontiagudo para perfurar o pet (diâmetro ligeiramente menor do que o de uma mangueira de silicone - ø 4 mm)


Como fazer, passo-a-passo:

1.     Recorte uma das garrafas pets, eliminado a parte que lhe serve de base de sustentação. Parecerá um grande funil.



2.     Recorte a outra garrafa pet, eliminando a parte que afunila a garrafa. Esta parte servirá de base para a "artemeira".





3.     Nesta base, faça um furo com um objeto pontiagudo, por onde passará a mangueira de silicone (ø 4 mm).





4.     Perfure a tampa do pet com um instrumento pontiagudo, onde fixaremos a mangueira de silicone, bem rente ao vedante. Quanto mais justo, melhor. Assim evita-se vazamentos de água.





 
5.     Passe a mangueira de silicone pela tampa do pet e fixe-a bem rente ao vedante e cole-a com cola tipo epóxi por fora da tampa (espere secar pelo tempo determinado pelo fabricante).









6.     Passe a outra extremidade da mangueira pelo furo feito na base. Ao final, há de se cuidar para não "morder" a mangueira, o que provocaria redução no fluxo de ar/água.





7.     Coloque bolinhas de gude ou material alternativo para deixar pesada a base da "artemeira", conferindo-lhe mais estabilidade.





8.     Encaixe o pet que tem formato de funil, de cabeça para baixo, na base da "artemeira" e cuidadosamente vá puxando a mangueira de silicone para fora, de forma a mantê-la o minimamente curta entre a tampa do pet e o orifício da base da "artemeira", sem esticá-la em demasia ou "mordê-la", garantindo pleno fluxo de ar/água pela mangueira, o tempo todo.





As garrafas pets vão se encaixar de forma bastante justa, mas se quiser reforçar esta junção para evitar acidentes ou entrada de água, poderá passar, opcionalmente um pouco de cola de silicone na emenda das 2 garrafas e ou fita adesiva.

A boa quantidade de mangueira de silicone, que sobra para fora da "artemeira", lhe dá bastante mobilidade para conectá-la ao difusor de ar, que por sua vez está ligado à bomba aeradora, acima do nível da "artemeira", e também para coletar os náuplios, por gravidade, abaixo do nível da "artemeira".

Se você tiver capacidade de investimento, alguma habilidade com marcenaria ou facilidade para mandar confeccionar, veja abaixo uma versão mais sofisticada e sem dúvida, mais bonita de se ver da "artemeira", que encontrei na estufa renomado do criador de guppies brasileiro, o Sr. Abdalla, de Campinas/SP. Na prática o resultado é o mesmo.





Espero tê-lo(a) ajudado no seu projeto de desenvolvimento de sua própria "artemeira" com idéias e soluções caseiras e baratas.

Sucesso!




Marcio Luiz de Araujo

 

 

 

 

Artigo retirado do site bettabrasil, podendo ter sido editado ou alterado

Nenhum comentário:

Postar um comentário