sábado, 27 de julho de 2013

Cultura de Besouro de Amendoim


Cultura de Besouro de Amendoim.  Outro texto retirado da internet, muito útil, principalmente como alimentação suplementar, sem entrar em discussão se é o melhor alimento ou não, se turva a água ou não, se substitui outros alimentos ou não, é apenas outra alternativa para o criador. Não me recordo de onde foi tirado, nem o seu autor.

A verdade sobre esta cultura é que a mesma que nossos avós usavam (comiam os besouros) dizendo que faziam bem para a saúde. A grande verdade é que se você colocar em um vidro com furos na tampa, a cultura inicial do besouro do amendoim e amendoim crú e as cascas por cima, já está pronta a cultura. Mas, mesmo assim, vai a receita:


Material necessário para começar a sua cultura de besouro de amendoim:
  • 1 recipiente para colocar a cultura (pode ser um pote de sorvete de 2 litros ou um aquário de uns 6 litros.
  • 1 pacote de farelo de trigo (usado para quibe)
  • 1 pacote de amendoim cru de boa qualidade.
  • 1 rede bem fina ou uma meia calça velha (opcional). 

Modo de cultivo:
  • Na tampa da cultura faça furos com o auxílio de um prego.
  • Na parte interna da tampa coloque a tela ou meia calça de modo que vedem os buracos, a fim de evitar a entrada de predadores na cultura.
  • Adicionar uma quantidade de farelo de trigo de aproximadamente um centímetro de altura dentro do recipiente escolhido.
  • Adicionar o inóculo de besouros do amendoim.
  • Adicionar o amendoim cru de modo que cobra toda a cultura.
Obs: O farelo é o local onde os besouros vão depositar seus ovos. O amendoim será o alimento do besouro, podendo a cada 15 dias colocar uma fatia de pão de forma de cereais, para aumentar nutrição dos besouros. Também uma vêz por semana é preciso adicionar uma rodela de batata, chuchu bem fina ou uma casca de banana (com a parte branca para cima), essa será a fonte de água do besouro.

Modo de coleta:

A coleta é simples e pode ser feita com as mãos ou para quem preferir com o auxilio de uma pinça. Devemos servir aos peixes somente as larvas de besouro, tomando o cuidado de não colocar no aquário junto com a larva o farelo de trigo, isso irá poluir a água do aquário.

Para alimentar alguns pequenos peixes será necessário dividir a larva em duas ou até mesmo esmaga-la.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário